5 piores comidas de inverno (e seus substitutos saudáveis)


Todas nós sabemos que o inverno é uma estação crítica, em que acabamos ganhando um quilinho ou outro a mais. Além da preguiça de malhar no tempo frio, a temporada é repleta de comidas gostosas e tentadoras, que, claro, são supercalóricas.Confira quais são os pratos típicos do inverno que você deve evitar para não engordar e manter a saúde e o que você pode ingerir no lugar deles Massa recheada No tempo frio, sentimos mais necessidade de ingerir carboidratos e alimentos gordurosos, pois nosso corpo trabalha mais para se manter aquecido. No entanto, é possível adquirir a energia extra através de meios mais saudáveis do que massa branca. Um quadrado pequeno de lasanha possui 500 kcal. Se você comer dois, já ingeriu quase a metade da sua necessidade calórica diária em apenas uma refeição. Alternativa Prepare um espaguete integral com molho de tomate fresco. Apesar de a massa em si ser igualmente calórica, a versão integral oferece muitos mais benefícios à saúde. Além disso, a ausência de recheios gordurosos, como queijo e presunto, e o molho leve reduzem as calorias a menos da metade: 220 por porção. Queijos Degustar uma tábua de queijos acompanhados de um bom vinho tinto é de praxe no inverno. Entretanto, apesar de serem uma boa fonte de cálcio e proteína, eles podem sabotar sua dieta devido ao alto teor calórico. Alternativa Aposte em queijos magros, como os brancos, que são pouco gordurosos e muito saborosos. Outra opção são tortinhas integrais de ricota. Sopas cremosas Sim, elas são deliciosas e parecem acalmar e satisfazer completamente nosso organismo. Porém, qualquer preparação à base de creme oferece cerca de 50% do total de gorduras que você necessita em um dia – sendo a maioria saturada Alternativa As sopas de legumes podem ser tão saborosas quanto os cremes: basta usar a sua imaginação e apostar nos ingredientes que você mais gosta. Além disso, elas são uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas e minerais. Fondue Seja de queijo, carne ou chocolate, a iguaria é uma bomba de calorias no organismo. Para piorar, ela ainda é servida com acompanhamentos igualmente engordativos, como pão italiano, banana e molhos industrializados. Alternativa É difícil substituir o ritual do fondue, mas é possível preparar alternativas tão deliciosas quanto, com sabores similares e muito mais saudáveis. Você pode assar tirinhas de filé mignon e servir com variados molhos caseiros. Ou então preparar um creme de queijos light, com iogurte, ricota e outros tipos pouco gordurosos, e servir com vegetais crus ou bolachas integrais. Para a sobremesa, derreta chocolate meio amargo e derrame sobre morangos. Chocolate quente A bebida aquece o corpo por dentro e dá a sensação de bem-estar. Porém, além do chocolate derretido em si, a preparação costuma levar leite integral, marshmallow, chantilly e outras guloseimas que elevam as calorias e gorduras finais. Alternativa Os chás são igualmente reconfortantes e estão disponíveis em uma infinidade de sabores, que agradam os mais variados gostos. Além disso, são amigos da dieta, pois ajudam a saciar e queimar gordura, e oferecem incontáveis benefícios à saúde, desde a prevenção de gripes até o combate de radicais livres.    

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