Máscara com aveia é dica de dermatologista para não enrugar e ter pele de veludo


Quem não gosta de uma receita caseira do tipo “boa e barata”? Denize Severo, apresentadora do quadro #viaje do programa Amaury Jr., é adepta de um desses segredinhos para manter a pele sempre linda: uma máscara facial de mamão, iogurte e aveia. A receita é de família: segundo a gaúcha, a mãe dela foi quem a ensinou a fazer o creme. E a dica é comprovada por dermatologista, que garante que funciona mesmo.

Receita caseira de máscara facial

Denize mistura uma colher de mamão amassado, uma colher de sopa de iogurte natural e uma colher de sobremesa de aveia em flocos e aplica no rosto. “Tento fazer uma vez por semana e deixo agir por vinte minutos. A pele fica bem macia”, conta ela.

Funciona?
De acordo com a dermatologista Valéria Campos, a receita da máscara facial da apresentadora proporciona, de fato, benefícios para a pele. O principal ingrediente para nutrir o órgão é a aveia.


A aveia possui propriedades que previnem suavemente o envelhecimento da pele

“Ela é o mais importante. O stress e a poluição inflamam as células cutâneas, e a aveia tem esse efeito anti-inflamatório. Isso pode ter uma leve ação anti-idade, já que a inflamação crônica acaba resultando no envelhecimento da pele”, esclarece a médica. Segundo ela, é possível ainda se aproveitar dos grânulos de aveia para fazer uma leve esfoliação; na hora de aplicar a máscara, é só dar uma “esfregadinha” bem suave.

O iogurte age como um renovador, removendo as células mortas e deixando a pele mais viçosa graças à presença do alfa-hidroxiácido. “Em uma escala muito menor, é claro, ele tem o efeito semelhante ao do ácido retinoico”, explica Valéria.

O mamão, por fim, é benéfico por causa da papaína, uma enzima que ajuda a combater radicais livres, turbinando o efeito anti-envelhecimento da máscara.

No entanto, Valéria faz questão de frisar que os efeitos da máscara são discretos. “A pele é um órgão de defesa e, por isso, os ingredientes de uma receita caseira não vão penetrar nela. A máscara é refrescante, geladinha e deixa a pele mais bonita, sim, mas é impossível dizer, por exemplo, que a vitamina A do mamão vai agir. A máscara não faz milagre”, esclarece a dermatologista, que ainda reforça os benefícios de reservar momentos para cuidar de si mesmo. “A sensação gostosa e fresquinha da máscara na pele libera endorfina e serotonina, responsáveis pelo bem-estar, e proporciona benefícios indiretos à cútis”, explica.


A apresentadora Denize Severo aplica a máscara uma vez por semana no rosto

Como usar?
Valéria explica que basta deixar a máscara agindo no rosto durante 15 minutos, preferencialmente de noite. “O mamão não é uma fruta que manche muito, mas é melhor evitar se expor à luz solar depois. Caso não ta máscara seja aplicada de dia, a recomendação é lavar bem e passar protetor solar”, diz.

Todos que não tenham alergia aos ingredientes da receita podem usar.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF